SINPSI BAHIA NA LUTA POR MAIS PSICÓLOGAS/OS NOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Desde 2011 o Sinpsi se mobiliza para a ampliação dos servidores nos serviços públicos da prefeitura de Salvador. Na época, a ação no Ministério Público (MP) provocou a convocação de mais psicólogas/os do concurso da saúde para atuarem na assistência social.
A luta não parou, dialogamos sobre a necessidade de melhorias nas condições de trabalho, a partir dessa ação conseguimos garantir a reforma de vários equipamentos, passando a ter estruturas adequadas para a prestação do serviço à população. Entramos no Conselho Municipal de Assistência Social (CMASS) onde constantemente apresentamos a pauta de concurso, gratificação, condições dos locais de trabalho, jornada de trabalho, entre outras.
Ao longo dos anos fizemos inúmeras reuniões com os secretários da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE), mostrando a importância da valorização das/os trabalhadoras/es.
Em 2019 conseguimos a realização do concurso público que contemplou psicólogas/os e assistentes sociais, tendo em 2022 a convocação de 50 profissionais. A luta continua pela nomeação imediata e pela convocação de mais profissionais do cadastro reserva.
Ainda sobre a ampliação da convocação do cadastro de reserva, faz-se necessário que o município de Salvador regulamente a Lei 13935/19 que determina a presença de psicólogas/os e assistentes sociais nas escolas públicas, assim a Secretaria Municipal da Educação do Salvador deve convocar e nomear as/os profissionais.
A saúde, assistência social, educação, políticas para mulheres e gestão precisa de mais psicólogas/os e servidoras/es para prestar tão importante serviço e reafirmar seu compromisso com as políticas públicas.
Em paralelo a todas essas lutas, seguimos lutando para que tenhamos piso salarial digno e que a jornada de trabalho seja de 30 horas semanais sem redução do vencimento.
Nos siga e participe dessa luta. É com a implicação de todas e a filiação ao sindicato que conseguimos ser fortes e garantir mais vitórias.