Destaque

SINPSI BAHIA | 07 de abril Dia Mundial da Saúde

A comemoração do dia Mundial da Saúde, no Brasil, perpassa pela valorização e defesa do SUS, política pública de saúde reconhecida e direito de todas/os. 

A Lei 8080 de setembro de 1990 (conhecida como lei do SUS) versa sobre a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. A partir dela a saúde passou a ser assegurada da população brasileira e representou uma grande conquista para os movimentos sociais em defesa da democracia, garantindo acesso gratuito a imunização, a tratamentos de doenças, cirurgias complexas e instalação de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e os órgãos de controle social. Sendo assim, a saúde não deve ser tratada como uma mercadoria, à disposição apenas de quem pode pagar por ela, precisa ser compreendida enquanto um direito que foi adquirido com muita luta social e participação popular, para que esteja a serviço de toda a população seguindo os seus princípios.  

No cenário pandêmico, causado pela COVID-19, o SUS tem cumprido um papel fundamental, desde a assistência à saúde, até o processo de imunização, que só é possível ser operacionalizada a partir dos princípios da universalidade, equidade e integralidade, através das Trabalhadoras e Trabalhadores de Saúde atuando em todo o território. 

A psicologia enquanto profissão, contribuindo para redução dos agravos na saúde mental, faz parte da área de saúde e está à disposição da sociedade desde o início da pandemia, quando as novas medidas de segurança para conter o contágio, passaram a ser obrigatórias, o que ocasionou um rompimento de forma abrupta das rotinas, e impactou no cotidiano da sociedade. 

Com a saúde mental afetada, em muitos casos foi necessária a manutenção dos atendimentos presenciais e/ou domiciliares, pois nem todos os planos de saúde aceitaram a modalidade online e haviam clientes/pacientes que não podiam interromper a psicoterapia e outros serviços, além do aumento da demanda gerada pelos sentimentos e emoções manifestados por conta da pandemia. Com esses termos as profissionais da psicologia estiveram expostas ao COVID-19 por tratar como prioridade a saúde mental dos seus clientes/pacientes. 

O contexto da definição de saúde é abrangente, o cuidado à saúde mental da população deve ser priorizado, pois, quando há esse cuidado, há uma base que possibilita uma vivência saudável do indivíduo nos demais contextos sociais e estruturais, refletindo no desenvolvimento da saúde como um todo. No contexto atual de pandemia, esse cuidado para com a população, também poderá ocorrer através da proteção das Profissionais Autônomas de Psicologia  que atuam, cotidianamente, de maneira ética e técnica na sociedade.

Valorizar e defender o SUS segue sendo fundamental.